top of page

Alma mariana e franciscana de Ignácio

  • Foto del escritor: Casa Fundacional de los Talleres de Oración y Vida
    Casa Fundacional de los Talleres de Oración y Vida
  • 22 abr 2019
  • 3 Min. de lectura




“O silêncio de Maria” na vida de um apóstolo da oração: o sacerdote Ignácio Larrañaga

Um amigo, um irmão, um sacerdote que impacta porque dispôs sua liberdade nas mãos de Deus, para experimentar a felicidade de ser servo por Amor.


Na madrugada do passado 28 de outubro na quietude da noite, enquanto dormia, a alma do sacerdote Ignácio Larrañaga – ao falecer seu corpo – começou a experimentar em plenitude aquilo que ensinou a milhões em seus retiros, conferências e oficinas de oração; e que ensinava como o perfil essencial da Santíssima Virgem no livro de sua autoria “O silêncio de Maria”...


“... tu vives perdida e encontrada no mar sem fundo do Mistério do Senhor... Estás dentro de Deus, e Deus dentro de ti. O mistério Total te envolve e te penetra, te possui, ocupa e integra todo teu ser”.


A alma mariana e franciscana de Ignácio

Em seus 84 anos de vida, Ignácio se esforçou por viver aquilo que na página 44 do livro anteriormente citado identificou como a atitude permanente da alma de Maria ante Deus, e que o evangelista Lucas se refere no capítulo 1, versículo 38 de seu evangelho: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua Palavra”.

É o mesmo sacerdote que com suas palavras desnuda esta identidade de servo que habita nele, na entrevista que concedeu em agosto de 2007 ao programa de televisão A Beleza do Pensar:


“Minha vida tem sido variada, sinuosa, porque não existe linha reta ma vida humana. Dezesseis livros... e sobre tudo caminhar e caminhar de aeroporto em aeroporto por 32 anos, 35 países, quatro continentes só fazendo duas coisas fundamentais: uma, implantar o Deus vivo e verdadeiro nos corações... ensinando-lhes a relacionar-se com o Senhor de uma maneira variada, sistemática, experimental e progressiva desde os primeiros passos até as alturas mais importantes da contemplação transformadora. O segundo é guerra mortal contra o sofrimento... tirando os espinhos, secando as fontes da angústia, da tristeza; os impossíveis lançá-los nas mãos de Deus. Fazer com que nosso coração esteja numa perpétua paz e sossego, mais felizes e mais contentes”. Se bem que nasceu em Loyola (País Basco, Espanha)... cidade natal de Santo Ignácio, fundador dos jesuítas, Larrañaga se identificou com a espiritualidade de São Francisco, ordenando-se como sacerdote dos Irmãos Menores Capuchinhos em 1952. Movido pelo testemunho do Santo de Assis, seu objetivo – disse na referida entrevista – era comunicar de modo vivencial “um programa de santificação Cristificante de tal maneira que se possa dizer de todos nós, o mesmo que se disse de Jesus: passou por toda parte fazendo o bem a todos”.

Uma vida, uma alma, com resplendor de eternidade  “Restabelecer” e fortalecer em seu próximo a íntima experiência de “Amar a Deus e sentir-se amado por Deus” para em seguida capacitá-los ao serviço, era o que apaixonava toda sua vida, disse ele na mesma entrevista. E quem, melhor que Maria Santíssima, podia servir de exemplo para demonstrar isso...


“Não existe dispersão em ti. Em um ato simples e total, tua alma, toda imóvel, está paralisada e identificada com o Senhor. Estás abismada no Senhor e, ao mesmo tempo, atenta aos irmãos, como em Caná”, escreve Larrañaga, referindo-se a Virgem, na apresentação do seu livro “O Silêncio de Maria”.


Hoje, quando o eco de seu amor a Deus no serviço ao próximo, soa com força em todos que foram acompanhados por ele, estas palavras que pronunciou na entrevista concedida A Beleza do Pensar,são um pequeno reflexo do testemunho deste apóstolo da oração...


“No final as palavras vão desaparecendo e fica o silêncio, porque só no silêncio se pode conter o Infinito... no final só fica não um nome, mas um pronome... é Ele. É Ele e me ama, e isto basta. (…) Somos criaturas feitas por Deus e para Deus. Por isso somos buscadores inevitáveis do Eterno. Sede de Deus”.



Comments


Fundación Talleres de Oración y Vida

 56 222458407

fundaciontovpil@gmail.com

El Rodeo 13555 Lo Barnechea. Santiago, Chile

  • Twitter Icono blanco
  • Blanco Icono de Instagram
  • Blanca Facebook Icono

© 2019 Fundación TOVPIL - All rights reserved

bottom of page